A operação, cujo valor não foi divulgado, representa um marco para o ecossistema de inovação nacional e visa escalar a tecnologia da Unbabel a nível global. Fundada em Lisboa há doze anos, a Unbabel destacou-se por ser a primeira startup portuguesa aceite na aceleradora Y Combinator, evoluindo de uma plataforma de tradução 'human-in-the-loop' para o desenvolvimento de modelos de linguagem de grande escala (LLM) próprios, como o TowerLLM e o COMET. A aquisição surge após meses de indefinição e de um processo de reestruturação que incluiu despedimentos. O CEO e cofundador, Vasco Pedro, explicou em entrevista ao ECO que a venda foi motivada pela necessidade de ganhar escala rapidamente num mercado de IA em aceleração.

“Juntar-nos à TransPerfect vem proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior”, afirmou.

A integração da tecnologia da Unbabel no portefólio GlobalLink da TransPerfect consolida a posição da compradora como líder em conteúdos globais baseados em IA. A “vasta maioria” da equipa da Unbabel será integrada nas operações da TransPerfect em Lisboa, que se tornará um “centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa”.

Vasco Pedro permanecerá na empresa para supervisionar a integração.

A aquisição implica também que a liderança do consórcio de IA do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), até agora encabeçada pela Unbabel, será transferida para outro parceiro, embora a empresa vá concluir os seus projetos no âmbito do programa.