A operação representa um marco para a inovação nacional, permitindo que a tecnologia e o talento da Unbabel ganhem uma plataforma global para escalar.
A aquisição da Unbabel, fundada em 2013, pela TransPerfect, a maior empresa de tradução do mundo, surge num momento estratégico de aceleração da IA no setor. Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, justificou a decisão com a necessidade de ganhar escala rapidamente, algo que a empresa não conseguiria alcançar sozinha, mesmo com a sua anterior estratégia de crescimento por via de aquisições.
“Juntar-nos à TransPerfect vem proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior”, afirmou Vasco Pedro.
A integração da tecnologia avançada da Unbabel, como o TowerLLM e o COMET, no portfólio GlobalLink da TransPerfect visa consolidar a liderança desta última em soluções de conteúdos globais baseados em IA. A operação, cujo valor não foi divulgado, transformará as operações da Unbabel em Lisboa num “centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa”. A “vasta maioria” da equipa da Unbabel será integrada na nova estrutura, e Vasco Pedro acompanhará o processo de transição. Este desfecho surge após meses de indefinição, durante os quais a Unbabel procurava um comprador depois de não ter conseguido assegurar uma nova ronda de financiamento, pondo fim a um período de incerteza sobre o futuro daquela que era apontada como um potencial unicórnio português.














