A operação, aprovada pela AdC através de uma decisão de não oposição, envolve a compra do controlo exclusivo das empresas Grudisul, Alcigarve, Tabacaria L. Lisboa e Sobral&Renato.
A notificação prévia da transação foi recebida pela autoridade a 31 de julho.
Três das empresas adquiridas estão sediadas no distrito de Faro, enquanto a Tabacaria L. Lisboa tem a sua sede em Aljustrel. As atividades destas empresas centram-se no comércio e distribuição de produtos alimentares, cafés e bebidas.
Com exceção da Sobral&Renato, todas operam também no setor do tabaco, uma área de negócio fundamental para a Tabacaria L. Lisboa, que possui 13 anos de atividade e um capital social de 380.000 euros. Para o Grupo Bel, liderado pelo empresário Marco Galinha, esta aquisição representa um passo estratégico para reforçar a sua rede de distribuição e logística no sul do país, uma das várias áreas de negócio do conglomerado, que inclui também indústria (aeroespacial e automação), imobiliário, transportes e comunicação social. A expansão territorial através desta aquisição permite ao grupo otimizar a sua cadeia de abastecimento e aumentar a sua capilaridade numa região economicamente relevante, alinhando-se com a sua estratégia de crescimento contínuo tanto a nível nacional como internacional.














