A operação visa criar sinergias industriais e fortalecer a presença do grupo em setores estratégicos para a economia nacional.

A aquisição da Soplacas, sediada em São Domingos de Rana, representa o segundo investimento da família Mota Gaspar na indústria do betão, juntando-se à Sirolis, já detida pelo grupo.

O plano estratégico passa por integrar as operações de ambas as empresas, que juntas empregam 125 trabalhadores, para aumentar a capacidade produtiva e diversificar a gama de produtos. A nova oferta incluirá reservatórios pré-fabricados, soluções para estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e instalações de biogás.

Segundo a gestão da Lusiaves, esta aposta visa "valorizar o conhecimento técnico e apostar em soluções industriais mais competitivas".

Este movimento de diversificação surge num momento estratégico para o grupo, que recentemente reforçou o seu investimento na startup norte-americana de carne de laboratório Mission Barns e perdeu a corrida pela produtora avícola espanhola Uvesa. A aquisição da Soplacas demonstra uma clara intenção do grupo liderado por Avelino Mota Gaspar de expandir a sua atuação para além do setor agroalimentar, investindo em áreas industriais com potencial de crescimento e que contribuem para a resiliência e complementaridade dos seus negócios.