A operação levanta preocupações sobre o aumento da concentração e o seu potencial impacto nos preços do setor da saúde privada em Portugal.

A AdC está a avaliar se a tendência de consolidação no setor, marcada por várias fusões e aquisições nos últimos anos, está a contribuir para a subida de preços sentida pelos consumidores.

Entre 2020 e 2025, foram notificadas 11 operações de concentração que envolveram pelo menos um dos cinco maiores operadores do mercado: CUF, Luz Saúde, Lusíadas, Trofa e HPA. A investigação ao negócio entre a CUF e o HPA é um dos focos principais desta análise, uma vez que junta dois dos maiores grupos do setor.

A preocupação com o aumento dos preços na saúde privada não é exclusiva da AdC, sendo também acompanhada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

A decisão de avançar com uma investigação aprofundada sinaliza que a AdC identificou riscos concorrenciais que necessitam de uma análise mais detalhada, podendo resultar na imposição de condições para a aprovação do negócio ou, em último caso, na sua proibição. Este processo realça a tensão entre a estratégia de crescimento dos grandes grupos de saúde e a necessidade de garantir um mercado competitivo que proteja os interesses dos consumidores.