O Grupo Lusiaves, tradicionalmente focado na produção avícola, expandiu a sua área de atuação ao adquirir a Soplacas, uma empresa de betão com mais de 50 anos de história, sediada em Cascais. A operação enquadra-se numa estratégia de diversificação de portefólio e de fortalecimento em setores estratégicos para a economia nacional. A aquisição visa criar sinergias com a Sirolis, outra empresa do grupo Lusiaves que atua na pré-fabricação de soluções em betão para infraestruturas. A integração da Soplacas, descrita como “uma referência no fornecimento de produtos na área da construção, ambiente e paisagismo”, permitirá ampliar a capacidade produtiva e diversificar a gama de produtos, incluindo reservatórios pré-fabricados, soluções para ETAR e instalações de biogás.
A família Mota Gaspar, proprietária do grupo, justifica o movimento como uma forma de “valorizar o conhecimento técnico acumulado e criar maior resiliência e complementaridade entre as empresas do grupo”.
Esta aposta em soluções industriais competitivas surge poucos meses após a Lusiaves ter perdido a corrida pela produtora avícola espanhola Uvesa, evidenciando uma clara aposta na diversificação.
Recentemente, o grupo também reforçou o seu investimento na startup norte-americana Mission Barns, que produz alternativas à carne em laboratório, tornando-se um dos seus cinco maiores acionistas.
Em resumoA compra da Soplacas pelo Grupo Lusiaves marca um passo importante na sua estratégia de diversificação, expandindo a sua atuação para o setor do betão. A operação visa criar sinergias industriais e reforçar a aposta em soluções sustentáveis, demonstrando a ambição do grupo em crescer para além do seu negócio principal de produção avícola.