A operação surge num contexto de diversificação mais amplo, que inclui também o reforço de um investimento na startup norte-americana Mission Barns, que produz alternativas à carne em laboratório, e segue-se a uma tentativa falhada de adquirir a produtora espanhola Uvesa.
Grupo Lusiaves diversifica portefólio com aquisição da empresa de betão Soplacas
O Grupo Lusiaves, um dos maiores conglomerados do setor avícola em Portugal, expandiu a sua área de atuação ao adquirir a Soplacas, uma empresa de betão com mais de 50 anos de história. Esta operação estratégica visa diversificar os investimentos do grupo e criar sinergias com a Sirolis, outra empresa do grupo especializada em soluções pré-fabricadas de betão.\n\nA aquisição permite ao grupo liderado por Avelino Mota Gaspar consolidar uma presença robusta no setor industrial, para além da sua atividade principal. A Soplacas, sediada em Cascais, é descrita pela gestão da Lusiaves como "uma referência no fornecimento de produtos na área da construção, ambiente e paisagismo". A integração com a Sirolis permitirá ampliar a capacidade de produção e diversificar a gama de produtos, incluindo soluções para estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e instalações de biogás. Esta aposta em setores estratégicos para a economia nacional, com foco em soluções industriais competitivas, é justificada pela família Mota Gaspar como uma forma de "valorizar o conhecimento técnico acumulado e criar maior resiliência e complementaridade entre as empresas do grupo".


Artigos
2
O ano de 2025 ficará marcado como um ano de afirmação para o turismo em Portugal. Num contexto económico exigente, o setor voltou a bater recordes de receitas, contribuindo de forma decisiva para o desempenho da economia nacional, reconhecido internacionalmente por publicações como The Economist.

Estar na linha da frente do conhecimento é essencial para a transformação num setor que enfrenta desafios cada vez mais complexos. Quem o afirma é Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, que, nesta entrevista, partilha a sua visão sobre o futuro do turismo e o legado que espera deixar com o BOOST.

Há uma ideia persistente no mercado de que transformar uma organização é, sobretudo, uma questão tecnológica. Muda-se o software, moderniza-se a arquitetura, reorganizam-se processos e espera-se que o resto aconteça por arrasto.

O Município de São Brás de Alportel distinguiu o são-brasense Diogo Duarte com um Voto de Louvor, pelo mérito excecional demonstrado na criação, desenvolvimento e internacionalização do projeto Privacy Space, e pela conquista do Prémio PICCASO – Industry Network of the Year. O Prémio PICCASO é um reconhecimento anual de prestígio internacional que distingue os […] O conteúdo São Brás De Alportel orgulha-se de Prémio Europeu conquistado por Diogo Duarte aparece primeiro em Sempre à Mão.







