Fidelidade Vende 40% da Luz Saúde ao Grupo Australiano Macquarie por 310 Milhões de Euros
A seguradora Fidelidade acordou a venda de uma participação estratégica de 40% no capital da Luz Saúde ao grupo australiano Macquarie Asset Management, numa operação que avalia a maior rede privada de saúde em Portugal em mais de 1,1 mil milhões de euros. A transação, com um preço base de 310 milhões de euros, representa um movimento significativo no setor da saúde em Portugal e surge após a Fidelidade ter suspendido, em 2024, os planos para uma oferta pública inicial (IPO) da Luz Saúde, justificando a decisão com a "instabilidade" dos mercados que não permitiria uma "correta valorização" da empresa. Com este acordo, a Fidelidade, detida em 85% pelo grupo chinês Fosun e em 15% pela Caixa Geral de Depósitos, mantém a sua posição maioritária e assegura a continuidade da equipa de gestão, liderada por Isabel Vaz, que iniciará um novo mandato após a conclusão do negócio. A entrada da Macquarie, um dos maiores gestores de ativos de infraestrutura do mundo, através do seu fundo Macquarie European Infrastructure Fund 7, é vista como uma oportunidade para acelerar o crescimento da Luz Saúde. Jorge Magalhães Correia, Presidente do Conselho de Administração da Fidelidade e da Luz Saúde, destacou que a parceria “assenta numa visão partilhada sobre o potencial da empresa e sobre a qualidade da sua equipa de gestão, ao mesmo tempo que abre novas oportunidades de crescimento”. Por sua vez, o CEO da Fidelidade, Rogério Campos Henriques, enquadrou a venda na “estratégia de otimização do investimento da Fidelidade e de crescimento de médio e de longo prazo definida para a Luz Saúde”. A conclusão da operação está prevista para o final de 2025, dependendo das aprovações regulatórias necessárias.



Artigos
13
As maiores subidas na bolsa portuguesa vão para a Semapa que avança 0,71% para os 21,40 euros, seguida pelo Banco Comercial Português (BCP) que sobe 0,55% para os 0,88 euros, a NOS que valoriza 0,13% para os 3,99 euros e a Sonae que avança 0,13% para os 1,59 euros.

Apesar dos aumentos, a empresa recorda a existência da Tarifa Social da Água destinada a clientes mais carenciados, que prevê descontos que podem ir até aos 93%

Para evitar surpresas desagradáveis, deve acompanhar regularmente os movimentos da sua conta bancária e limitar os montantes que cada entidade pode debitar. Detetou um débito não autorizado? Informe o banco de imediato. Saiba como evitar cobranças indevidas, seguindo os conselhos da DECO/PROTeste.

O jornal Financial Times atribuiu uma menção honrosa à economia nacional. Em causa está um artigo de opinião que foi, inclusive, destacado pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, nas redes sociais.







