Os seus três irmãos mais velhos deixarão de ter participações nos grupos News Corporation e Fox Corporation em troca de uma compensação financeira.

O acordo, que surge após uma batalha judicial, garante a continuidade da linha editorial conservadora da Fox News, uma preocupação central para Rupert Murdoch.

Os seus filhos Prudence MacLeod, Elisabeth e James Murdoch, que se opunham à solução de um único sucessor, renunciarão às suas participações em troca de ações avaliadas em 3,3 mil milhões de dólares, segundo o The New York Times.

Lachlan, que partilha as tendências políticas do pai, permanecerá como beneficiário do fundo familiar, juntamente com as suas irmãs mais novas, Grace e Chloe.

O entendimento põe fim a uma disputa que espelha a série “Succession”, da HBO, inspirada na própria família.

A batalha judicial intensificou-se quando Rupert e Lachlan tentaram, sem sucesso, reescrever as regras do fundo familiar para garantir que Lachlan tivesse controlo exclusivo.

James Murdoch, em particular, era visto como o “beneficiário problemático” devido às suas visões mais centristas e ao apoio a políticos democratas, como Kamala Harris.