A longa batalha pela sucessão no império de media de Rupert Murdoch chegou ao fim com um acordo que entrega o controlo da News Corp e da Fox Corp ao seu filho mais velho, Lachlan Murdoch, garantindo a manutenção da linha editorial conservadora em troca de uma compensação financeira para os restantes herdeiros. O acordo, alcançado após um contencioso judicial no estado do Nevada, resolve a disputa entre os quatro filhos mais velhos de Rupert Murdoch. Prudence MacLeod, Elisabeth Murdoch e James Murdoch, que se opunham à concentração de poder em Lachlan, concordaram em deixar de ter participações com direito de voto no fundo familiar. Em troca, receberão ações avaliadas em 3,3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros).
Esta solução assegura que, após a morte do magnata de 94 anos, Lachlan Murdoch, que partilha as visões políticas conservadoras do pai, será o único com poder de voto, controlando o destino de ativos influentes como o The Wall Street Journal, o The Sun e, crucialmente, a Fox News. A disputa intensificou-se devido ao receio de Rupert Murdoch de que os seus outros filhos, com uma “pequena inclinação mais progressista”, pudessem alterar a orientação ideológica do grupo.
James Murdoch, por exemplo, apoiou a candidata democrata Kamala Harris nas eleições de 2024.
O acordo, que lembra o enredo da série “Succession”, põe fim a anos de incerteza e garante a continuidade da linha editorial que marcou o império Murdoch.
Em resumoA sucessão do império Murdoch foi decidida através de um acordo financeiro que concentra o poder de voto em Lachlan Murdoch. Os seus irmãos serão compensados com 3,3 mil milhões de dólares, garantindo assim que a linha editorial conservadora da News Corp e da Fox Corp se mantenha após a morte do patriarca.