O negócio, que aguarda aprovação regulatória e deverá ser concluído até ao final de 2025, representa um passo significativo na expansão da Boluda para além do transporte marítimo. Com a aquisição, a Boluda Shipping assumirá o transporte intermodal ferroviário da Transfesa na Península Ibérica (excluindo os tráfegos de automoção), incluindo serviços de manutenção e de terminais. A DB Cargo manterá as operações internacionais e de transporte automóvel.

Esta movimentação segue uma tendência global de grandes companhias marítimas, como a CMA CGM e a MSC, que têm vindo a integrar operações ferroviárias para criar soluções logísticas porta-a-porta mais eficientes e sustentáveis. Ignacio Boluda, presidente executivo da Boluda Shipping, afirmou que "o transporte ferroviário de mercadorias consolida-se como um pilar estratégico da nossa logística intermodal", permitindo à empresa oferecer "soluções porta-a-porta mais sustentáveis, promovendo corredores verdes e apoiando o desenvolvimento de cadeias de abastecimento descarbonizadas".

A aquisição permite à Boluda aumentar a sua capacidade operacional, diversificar serviços e integrar novas rotas, fortalecendo a sua presença nas cadeias logísticas europeias.