A transação, cujo valor não foi divulgado, acrescenta novas unidades produtivas no Reino Unido e em Singapura ao portefólio do grupo português.

A Micro Systems e a Optimold são fabricantes líderes em moldes de alta precisão e moldagem por injeção, com um foco particular na indústria médica e tecnológica.

Com esta aquisição, a Vangest expande o seu portefólio para incluir dispositivos de diagnóstico avançados, produtos oftalmológicos e sistemas de administração de medicamentos. A operação permite à empresa portuguesa "acelerar ciclos de desenvolvimento, aumentar a agilidade operacional e oferecer aos clientes prazos de entrega mais curtos", afirmou o CEO Jarl Severn. Desde a pandemia, a Vangest tem vindo a duplicar o seu número de quadros especializados, passando de 250 para 500, e a área médica já representa cerca de 50% do negócio do grupo.

A empresa, que faturou 43 milhões de euros em 2024 e prevê atingir entre 65 e 70 milhões este ano, consolida assim a sua posição como um 'player' global, com instalações em Portugal, Espanha, Reino Unido e Singapura. Esta aquisição sucede à compra da espanhola Tecnomatrix em 2024, demonstrando uma estratégia consistente de crescimento e diversificação em mercados e setores de elevado valor acrescentado.