A Bright Pixel Capital, braço de investimento de capital de risco do grupo Sonae, coliderou uma ronda de investimento Série A de 16 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros) na plataforma britânica de "brand advocacy" Duel. O investimento, partilhado com a Molten Ventures, visa impulsionar a expansão da startup nos EUA e reforçar as suas capacidades de inteligência artificial. A Duel especializa-se em ajudar marcas de retalho, como a Lush, Victoria’s Secret e Abercrombie & Fitch, a gerir e escalar as suas comunidades de fãs e criadores de conteúdo, transformando clientes em embaixadores. A sua plataforma de Advocate Relationship Management (ARM) permite às marcas atribuir desafios personalizados, recompensar a participação e medir o impacto das ações em vendas e visibilidade.
Este investimento estratégico da Sonae reflete uma aposta na transformação do marketing, afastando-se de modelos transacionais de curto prazo. Miguel Bagulho, Diretor de Investimento na Bright Pixel, afirma que “as marcas que apresentam um crescimento mais forte são aquelas que constroem comunidades sólidas capazes de sustentar o seu valor a longo prazo”. Acredita ainda que o “brand advocacy tornar-se-á num dos principais motores de crescimento da próxima década”. Por sua vez, Paul Archer, CEO e cofundador da Duel, reforça que “os melhores vendedores de uma marca não são aqueles que têm um contrato assinado — são os clientes que partilham e recomendam os produtos de que gostam”.
Com esta ronda, a Duel eleva o capital total levantado para mais de 21 milhões de dólares, preparando-se para consolidar a sua presença no mercado norte-americano, após a recente expansão para Nova Iorque.
Em resumoEste significativo investimento por parte do braço de capital de risco da Sonae demonstra uma aposta estratégica na tecnologia de marketing de comunidades, fornecendo à Duel o capital necessário para escalar as suas operações no competitivo mercado dos EUA e desenvolver as suas ferramentas de IA.