Esporão vende marca Sovina à Musa e torna-se acionista da cervejeira artesanal
O grupo Esporão e a cervejeira artesanal Musa formalizaram um acordo estratégico que redefine o panorama da cerveja artesanal em Portugal. O Esporão vendeu a marca Sovina à Musa e, em contrapartida, adquiriu uma participação de 10% no capital da empresa lisboeta, consolidando uma parceria entre as duas entidades. A Sovina, fundada em 2011 e uma das pioneiras do movimento de cerveja artesanal no país, tinha sido integrada no portefólio do Esporão em 2018. No entanto, os resultados ficaram aquém das expectativas, com o presidente do Conselho de Administração do Esporão, João Roquette, a admitir dificuldades na distribuição. A operação prevê a deslocalização do equipamento de produção da Herdade do Esporão para a fábrica da Musa em Lisboa. Para a Musa, a aquisição da Sovina representa um reforço da sua posição no mercado, onde tem vindo a crescer de forma consistente, prevendo atingir um volume de negócios de 4 milhões de euros em 2025. André Henriques de Carvalho, CEO da Musa, considera a integração da Sovina “uma grande responsabilidade, mas também um reconhecimento do trabalho” desenvolvido, e vê a entrada do Esporão como parceiro como um “sinal da maturidade que o setor alcançou”. Por sua vez, João Roquette afirma que a parceria garante que “o legado da marca se mantém vivo, com novas oportunidades de afirmação e sucesso de ambos os projetos”.



Artigos
7
Inovação, lançamentos de produto, sustentabilidade e abertura de novos pontos de venda destacam-se no ranking das notícias mais lidas em 2025 no nosso site. [Leia mais]

João Magalhães, CEO Code for All Group, identificou três tendências que vão marcar o mundo do trabalho e da Gestão de Pessoas em 2026.

Na ligação de Lisboa ao Algarve, o aumento é de 50 cêntimos

Comissão de avaliação da APA apontou “impactes negativos” à central da Beira. Promotor vai reformular o projeto







