A notícia provocou uma forte valorização das ações da AMD, refletindo o otimismo do mercado com a aliança.
O acordo prevê que a OpenAI implemente seis gigawatts de unidades de processamento gráfico (GPU) Instinct da AMD ao longo de vários anos. Em contrapartida, a AMD emitiu para a OpenAI um mandato que permite a aquisição de até 160 milhões de ações ordinárias da empresa. A aquisição destas ações está dependente do cumprimento de marcos relacionados com o volume de implementação dos chips e o preço das ações da AMD.
Caso a OpenAI exerça o mandato na sua totalidade, poderá deter aproximadamente 10% do capital da AMD.
A notícia teve um impacto imediato no mercado, com as ações da AMD a dispararem mais de 25% nas negociações de pré-mercado.
Este negócio é visto como um movimento crucial para a OpenAI, que assegura assim o hardware necessário para o desenvolvimento e operação dos seus modelos de IA em larga escala. Simultaneamente, representa uma vitória significativa para a AMD na sua competição no mercado de semicondutores para inteligência artificial. A parceria também contribuiu para a valorização recorde da OpenAI, que atingiu uma avaliação de 500 mil milhões de dólares, tornando-se a startup mais valiosa do mundo.














