A decisão foi tomada numa assembleia de credores, seguindo a proposta dos administradores de insolvência, uma vez que a empresa já não detém praticamente nenhuns ativos. A insolvência da Siavilo foi requerida pela própria TAP SA, que é a sua principal credora, reclamando créditos de 1,1 mil milhões de euros. O pedido foi decretado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa em agosto, culminando um processo que já era esperado, dado que a holding apresentava uma situação líquida negativa superior a mil milhões de euros e já não detinha participação em qualquer negócio relevante. A empresa deixou de ser acionista da TAP SA em 2021, após as injeções de capital público na companhia aérea. Os últimos ativos de relevo, como a participação na Portugália, Cateringpor e UCS, foram vendidos à TAP SA em janeiro. Atualmente, os únicos ativos com alguma liquidez são depósitos bancários no valor total de 23,8 milhões de euros, um montante residual face às dívidas reclamadas, que ultrapassam os 1,3 mil milhões de euros. Entre os credores contam-se também a Parpública e a companhia aérea brasileira Azul, que reclamam 235,26 milhões de euros relativos a uma emissão de obrigações convertíveis de 2012. O processo de liquidação poderá arrastar-se durante anos, enquanto se procura maximizar a liquidez dos poucos ativos restantes.
Credores aprovam liquidação da Siavilo, antiga holding da TAP
A antiga holding do grupo TAP, a TAP SGPS, rebatizada como Siavilo no início do ano, avança para a liquidação após aprovação unânime dos credores.



Artigos
7Economia
Ver mais
Reabilitação do imóvel, que ficará devoluto na sequência da deslocalização dos ministérios para o Campus XXI, ficará a cargo da CIP.

Primeiros processadores de inteligência artificial começam a chegar no primeiro trimestre de 2026.

O Eurodeputado do PSD, Paulo do Nascimento Cabral, interveio, ontem na Comissão das Pescas no Parlamento Europeu, na troca de pontos de vista com os representantes da Comissão Europeia com vista à preparação da 29.ª reunião ordinária da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT). Começou a sua intervenção referindo: “vejo de […]

A União Europeia chegou a acordo relativamente ao pacote de simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), cujo relatório do Parlamento Europeu é da autoria do eurodeputado socialista André Franqueira Rodrigues (S&D, Portugal). “Este é um momento muito importante para os agricultores. Há muito tempo que pedem menos burocracia, regras mais claras e apoios mais justos. […]







