Martifer Cancela Distribuição de Reservas por Recomendação da CMVM Durante OPA da Visabeira
A Martifer desconvocou uma assembleia-geral extraordinária que tinha como ponto único a deliberação sobre a distribuição de quatro milhões de euros de reservas aos acionistas. A decisão de cancelar a reunião e retirar a proposta foi tomada pelos acionistas de referência, I’M SGPS e Mota-Engil, após contactos com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).\n\nA proposta, que previa a distribuição de um valor ilíquido de quatro cêntimos por ação, foi retirada com o fundamento de que o registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) obrigatória anunciada pela Visabeira sobre a Martifer se encontrava ainda pendente de condições. A intervenção da CMVM sugere uma atuação preventiva do regulador para garantir a estabilidade do valor da empresa e a equidade no tratamento dos acionistas durante o decorrer de uma OPA, evitando alterações na estrutura de capital que pudessem impactar a oferta. A OPA da Visabeira, anunciada em agosto, foi lançada com uma contrapartida de 2,057 euros por ação, um preço que gerou contestação por parte de alguns investidores, embora tenha recebido parecer favorável da administração da Martifer. Com a retirada da proposta de distribuição de reservas, o processo da OPA prossegue agora sem esta potencial alteração no balanço da empresa, aguardando-se os próximos passos para a sua concretização.



Artigos
4Economia
Ver mais
Para o autarca socialista de Viana do Castelo, Luís Nobre, o IVA a 23% "não faz sentido, porque a iluminação pública é fundamental para a segurança dos territórios". Com esta redução, defende, poupavam-se milhares de euros.

Luís Nobre apelou ao Governo e à Assembleia da República a "reinterpretação" do valor do imposto

As exportações da indústria portuguesa de componentes têm vindo a encolher, registando já uma quebra de 3,7% em 2025. Europa, o principal destino, está a travar a fundo, com a Alemanha a carregar no pedal.

A Comissão Europeia congratula-se com o acordo político alcançado entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre o pacote de simplificação da PAC que visa reduzir os encargos administrativos, simplificar os regimes de pagamento e impulsionar a competitividade da agricultura. Este pacote omnibus insere-se num esforço mais amplo de simplificação conduzido pela Comissão, sendo o primeiro acordado […] O conteúdo Pacote de simplificação da PAC: Comissão congratula-se com acordo político aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.







