Venda da Exponor Atrai Interesse da AEP para Readquirir o Ativo
O fundo imobiliário Nexponor, gerido pela Insula Capital, colocou à venda o seu principal ativo, o parque de exposições Exponor, em Matosinhos, o maior recinto de feiras e eventos de Portugal. A Associação Empresarial de Portugal (AEP), que foi a proprietária original e é a atual exploradora do espaço, já manifestou o seu interesse em readquirir não só a gestão a longo prazo, mas também a propriedade do complexo.\n\nO processo de venda, conduzido pela consultora Cushman & Wakefield, tem como prazo para a apresentação de propostas o dia 20 de novembro e inclui, para além dos pavilhões e centro de congressos, dois lotes de terreno com elevado potencial imobiliário. A operação ganha relevância com a existência de um Pedido de Informação Prévia (PIP) aprovado pela Câmara de Matosinhos, que prevê a modernização da Exponor e o desenvolvimento de um grande projeto de uso misto com uma área de construção de 177.000 m². A AEP, presidida por Luís Miguel Ribeiro, vê nesta venda uma oportunidade estratégica para recuperar um ativo que foi forçada a alienar em 2013, no âmbito de uma reestruturação financeira que visou liquidar o seu passivo bancário. O presidente da AEP afirmou que a associação será “sempre uma parte ativa” no processo e que o seu plano de trabalho prevê que a Exponor “continue a ser um ativo da AEP”. Esta movimentação estratégica está alinhada com a autarquia local, que vê na AEP uma mais-valia para o futuro desenvolvimento do projeto.



Artigos
5Economia
Ver mais
Para o autarca socialista de Viana do Castelo, Luís Nobre, o IVA a 23% "não faz sentido, porque a iluminação pública é fundamental para a segurança dos territórios". Com esta redução, defende, poupavam-se milhares de euros.

Luís Nobre apelou ao Governo e à Assembleia da República a "reinterpretação" do valor do imposto

As exportações da indústria portuguesa de componentes têm vindo a encolher, registando já uma quebra de 3,7% em 2025. Europa, o principal destino, está a travar a fundo, com a Alemanha a carregar no pedal.

A Comissão Europeia congratula-se com o acordo político alcançado entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre o pacote de simplificação da PAC que visa reduzir os encargos administrativos, simplificar os regimes de pagamento e impulsionar a competitividade da agricultura. Este pacote omnibus insere-se num esforço mais amplo de simplificação conduzido pela Comissão, sendo o primeiro acordado […] O conteúdo Pacote de simplificação da PAC: Comissão congratula-se com acordo político aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.







