A transferência de parte da produção para solo norte-americano elimina estes custos e alinha-se com a intenção da administração norte-americana de fortalecer a indústria local. O plano de expansão abrange vários estados, com destaque para o Illinois, onde a fábrica de Belvidere será reaberta com um investimento de mais de 600 milhões de dólares para produzir os modelos Jeep Cherokee e Jeep Compass, criando cerca de 3.300 novos empregos. Em Ohio, quase 400 milhões de dólares serão investidos para a montagem de uma nova pick-up de média dimensão. Estão também previstos investimentos significativos no Michigan, para o desenvolvimento de um novo SUV de grande dimensão, e no Indiana, para a produção de um novo motor de quatro cilindros.

Antonio Filosa, CEO da Stellantis e COO da América do Norte, afirmou que “acelerar o crescimento nos EUA tem sido uma prioridade” e que “o sucesso na América não é bom apenas para a Stellantis nos EUA, torna-nos mais fortes em todas as partes”.

O montante total de 13 mil milhões de dólares inclui custos de investigação, desenvolvimento, fornecedores e operações de fabrico.