Menzies perde concurso de 'handling' para consórcio ligado à Iberia e contesta resultado
A Menzies Aviation, atual concessionária dos serviços de assistência em escala nos principais aeroportos portugueses, perdeu o concurso para a renovação das licenças para um consórcio espanhol. A decisão preliminar da ANAC coloca em risco o plano de recuperação da antiga Groundforce e gera incerteza para milhares de trabalhadores. O relatório preliminar do júri do concurso público lançado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) classificou em primeiro lugar a proposta do consórcio espanhol formado pela Clece e pela South Europe Ground Services, uma empresa criada em 2024 pelo grupo IAG (Iberia), após este ter perdido licenças de 'handling' em vários aeroportos espanhóis. A Menzies/SPdH (antiga Groundforce) ficou em segundo lugar, com uma pontuação de 93,0526 contra 95,2523 do consórcio vencedor, uma diferença justificada pelo júri com uma melhor afetação de meios humanos e materiais por parte da proposta espanhola. A Menzies, que detém 50,1% da SPdH, manifestou discordância com a classificação e anunciou que irá recorrer da decisão, argumentando que a sua proposta representa "o melhor valor global e o menor risco para a ANAC e para o público em geral". A perda definitiva das licenças para os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro deixaria a empresa praticamente sem atividade, comprometendo o plano de recuperação da antiga Groundforce, que previa o pagamento faseado de cerca de 30 milhões de euros a credores como a ANA, a Segurança Social e a própria TAP, que detém 49,9% da empresa. Sindicatos como o Sintac e o Sitava manifestaram-se "incrédulos e indignados", alertando para os riscos para os cerca de 3.500 postos de trabalho e levantando dúvidas sobre um potencial conflito de interesses, dado que o grupo IAG é um dos candidatos à privatização da TAP.



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