O resultado preliminar do concurso da ANAC colocou um consórcio espanhol em primeiro lugar, gerando incerteza sobre o futuro da empresa e o plano de recuperação da insolvente SPdH. O relatório preliminar do concurso público da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) para os serviços de 'handling' em Lisboa, Porto e Faro classificou a proposta do consórcio espanhol Clece/South em primeiro lugar, com 95,25 pontos, à frente da Menzies, que obteve 93,05 pontos.

A South é uma empresa criada pela Iberia (grupo IAG) em 2024, após a sua anterior empresa de 'handling' ter perdido licenças nos principais aeroportos espanhóis.

A Menzies já anunciou que irá contestar formalmente a decisão, afirmando que a sua proposta "representa o melhor valor global e o menor risco para a ANAC e para o público em geral".

A empresa manifestou preocupação com a possibilidade de a decisão causar "perturbações operacionais significativas e incerteza para milhares de colaboradores".

A potencial perda das licenças coloca em risco o plano de recuperação da SPdH (Groundforce), que foi declarada insolvente em 2021. A entrada da Menzies no capital (50,1%, com a TAP a deter 49,9%) foi crucial para a continuidade da empresa e para um plano de pagamento de cerca de 30 milhões de euros a credores até 2029.

Se a Menzies ficar sem atividade, o pagamento aos credores, incluindo a ANA Aeroportos e a Segurança Social, fica comprometido.

Sindicatos como o Sintac e o Sitava já expressaram "incredulidade e indignação", alertando para os riscos para os 3.500 postos de trabalho e levantando questões sobre potenciais conflitos de interesse, dado que o grupo IAG é um dos candidatos à privatização da TAP.