A transação representa um movimento estratégico de consolidação no setor agroalimentar português, reforçando a cadeia de abastecimento do dono do Pingo Doce.

A operação, cujo valor não foi divulgado, implica a aquisição da unidade de negócio da Luís Vicente ao NuviGroup, uma holding com interesses em Angola e Portugal. O negócio está, no entanto, sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência (AdC). Segundo o comunicado do NuviGroup, a transação "garante a manutenção integral dos postos de trabalho e assegura a continuidade da atividade da LV".

Para o NuviGroup, a venda enquadra-se numa estratégia de focalização nos seus negócios de maior vantagem competitiva, nomeadamente a indústria de bebidas (Refriango) e o retalho alimentar (Supermercados Arreiou) em Angola. Diogo Caldas, administrador executivo do NuviGroup, afirmou que a decisão reflete a estratégia de "reforçar o foco nas áreas onde o Nuvigroup tem maior vantagem competitiva e potencial de crescimento".

A Luís Vicente, fundada em 1967 na região Oeste, é uma empresa familiar com uma forte presença na produção e distribuição de frutas e legumes, com operações em Portugal, Angola, Brasil e Costa Rica.

A sua aquisição pela Jerónimo Martins Agroalimentar insere-se na estratégia do grupo retalhista de controlar mais a montante a sua cadeia de valor, garantindo o fornecimento de produtos frescos para as suas cadeias de supermercados.