O vencedor recomendado é o consórcio formado pela Clece, do grupo ACS, e pela South Europe Ground Services, uma empresa criada pela Iberia (grupo IAG) em 2024, precisamente depois de ter perdido licenças de handling em grandes aeroportos espanhóis.

A proposta do consórcio obteve 95,25 pontos, superando os 93,05 da Menzies, com o júri a justificar a decisão com uma melhor afetação de meios humanos e materiais. A perda das licenças para os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro deixaria a Menzies praticamente sem atividade em Portugal, ameaçando o pagamento de cerca de 30 milhões de euros aos credores da SPdH, incluindo a ANA, a Segurança Social e a TAP. A situação é agravada pelo facto de o grupo IAG ser um dos candidatos à privatização da TAP, o que levanta preocupações sindicais sobre potenciais conflitos de interesse.

Para evitar a interrupção do serviço, a ANAC propôs ao Governo a prorrogação das licenças atuais da Menzies por mais um ano, enquanto decorre o processo de recurso.