Desde o seu anúncio em maio de 2024, a operação enfrentou forte oposição, tanto do conselho de administração do Sabadell, que por duas vezes desaconselhou a aceitação da oferta por considerar que subvalorizava o banco, como do governo espanhol e do executivo regional da Catalunha. O governo chegou a impor condições que obrigariam à manutenção de personalidades jurídicas e gestões separadas durante três anos, uma medida que levou Bruxelas a abrir um processo de infração contra Espanha por interferir nas competências do Banco Central Europeu. O presidente do Sabadell, Josep Oliu, manifestou "grande satisfação" com o desfecho, afirmando que as duas entidades "geram mais valor separadas do que juntas" e que o preço oferecido foi o principal motivo para o fracasso. Por sua vez, Carlos Torres, presidente do BBVA, classificou o resultado como "uma oportunidade perdida para todos", mas assegurou que o banco enfrenta o futuro "com confiança e entusiasmo" e que a sua demissão não está em causa.
Fracasso da OPA Hostil do BBVA sobre o Sabadell Marca o Setor Bancário Europeu
A tentativa de aquisição hostil do Banco Sabadell pelo BBVA, que visava criar um dos maiores grupos bancários da Europa, fracassou após não conseguir o apoio mínimo dos acionistas. Este desfecho encerra um dos processos de fusão mais contenciosos do setor financeiro espanhol recente, com implicações para a estratégia de ambas as instituições. A Oferta Pública de Aquisição (OPA) hostil lançada pelo BBVA sobre o Banco Sabadell terminou sem sucesso, com o banco basco a conseguir apenas 25,47% do capital, um valor muito aquém do objetivo mínimo de 50% que lhe daria o controlo da instituição catalã. Este resultado impediu a criação de um gigante bancário europeu com ativos a rondar um bilião de euros.



Artigos
13Economia
Ver mais
A empresa especializada em materiais e reciclagem têxtil aposta na circularidade, em parceria com a Textil Santanderina e a TMG, no âmbito do lançamento da Recover Fabrics, a sua plataforma ligada ao algodão reciclado.

A Inova Baião (Antiga Adega Cooperativa de Baião) informa que está a proceder ao levantamento de valores em dívida aos cooperantes, referentes a entregas de uvas dos anos de 2000 a 2007. O conteúdo COMUNICAÇÃO DA INOVA BAIÃO aparece primeiro em Nosso Território.

O setor logístico atravessa uma transição silenciosa, mas profunda: já não é suficiente saber mover mercadorias — é preciso interpretar o mundo. The post O choque geopolítico que está a reescrever a logística first appeared on Transportes & Negócios.

É uma das cores mais emblemáticas da história longa de 41 anos do popular utilitário da Seat, originalmente lançado em 1984, e está de regresso à gama, após oito anos de ausência. Recentemente apresentado à comunicação social, durante um evento que contou com a participação do AutoGear, o renovado Ibiza recupera uma cor que agradará, […] O conteúdo Amarelo de regresso ao Seat Ibiza aparece primeiro em AutoGear.






