A Menzies Aviation, que adquiriu a antiga Groundforce, perdeu preliminarmente o concurso para as licenças de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro para um consórcio espanhol que inclui a South, uma nova empresa criada pela Iberia. A decisão, que a Menzies já anunciou que vai contestar, coloca em risco a continuidade da operação da empresa em Portugal e o plano de recuperação da insolvente SPdH. O relatório preliminar do júri da ANAC atribuiu a pontuação mais alta (95,25) ao consórcio formado pela Clece e pela South Europe Ground Services, uma empresa fundada pela Iberia em maio de 2024, após esta ter perdido as suas próprias licenças de handling nos principais aeroportos espanhóis.
A Menzies/SPdH obteve 93,05 pontos, ficando em segundo lugar.
A empresa britânica, que assumiu o controlo de 50,1% da SPdH (Groundforce) em 2024 após um processo de insolvência, manifestou discordância com a classificação, alegando que a sua proposta representa "o melhor valor global e o menor risco".
A Menzies irá recorrer da decisão, temendo "perturbações operacionais significativas e incerteza para milhares de colaboradores". A perda das licenças ameaça diretamente o plano de recuperação da SPdH, que prevê o pagamento de cerca de 30 milhões de euros a credores como a ANA, a Segurança Social e a TAP até 2029. Os sindicatos também manifestaram preocupação, apontando para um potencial conflito de interesses, dado que o grupo IAG (dono da Iberia) é um dos candidatos à privatização da TAP, acionista minoritária (49,9%) da Menzies Portugal.
Em resumoA Menzies perdeu o concurso de handling para um consórcio liderado por uma nova empresa da Iberia, uma decisão que será contestada. O resultado ameaça o plano de recuperação da antiga Groundforce, o pagamento a credores e levanta questões sobre conflitos de interesse no contexto da privatização da TAP.