Gigante farmacêutica suíça Novartis adquire a norte-americana Avidity Biosciences por 10 mil milhões de euros
A farmacêutica suíça Novartis chegou a acordo para a aquisição da empresa biofarmacêutica norte-americana Avidity Biosciences, numa operação avaliada em aproximadamente 12 mil milhões de dólares (10 mil milhões de euros). Este negócio representa um dos movimentos mais significativos no setor, com o objetivo de reforçar a liderança da Novartis no tratamento de doenças neuromusculares genéticas. A transação, que deverá ser concluída no primeiro semestre de 2026, estabelece o pagamento de 72 dólares por ação da Avidity, o que corresponde a um prémio de 46% sobre o preço de fecho na bolsa na sexta-feira anterior ao anúncio. A Avidity Biosciences é especializada no desenvolvimento de conjugados de anticorpo-oligonucleotídeo (AOC), uma plataforma tecnológica pioneira que permite a administração direcionada de terapias baseadas em RNA ao tecido muscular, modulando os mecanismos genéticos que causam doenças raras e graves. Vas Narasimhan, diretor-geral da Novartis, afirmou que "a plataforma AOC pioneira da Avidity para terapias baseadas em RNA e seus ativos em fase avançada reforçam o nosso compromisso em fornecer medicamentos inovadores, direcionados e potencialmente pioneiros para tratar doenças neuromusculares progressivas e devastadoras". A aquisição alavanca a experiência já consolidada da Novartis em atrofia muscular espinhal e as suas capacidades de comercialização. O acordo prevê ainda a separação dos programas de cardiologia de precisão em fase inicial da Avidity, que serão integrados numa nova empresa a ser criada. Este movimento estratégico surge numa altura em que as empresas farmacêuticas enfrentam pressão da administração norte-americana para transferir a produção para os EUA, com a Novartis a anunciar em abril um plano de investimento de 23 mil milhões de dólares no país ao longo de cinco anos.



Artigos
6Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







