Gigante farmacêutica suíça Novartis adquire a norte-americana Avidity Biosciences por 10 mil milhões de euros
A farmacêutica suíça Novartis chegou a acordo para a aquisição da empresa biofarmacêutica norte-americana Avidity Biosciences, numa operação avaliada em aproximadamente 12 mil milhões de dólares (10 mil milhões de euros). Este negócio representa um dos movimentos mais significativos no setor, com o objetivo de reforçar a liderança da Novartis no tratamento de doenças neuromusculares genéticas. A transação, que deverá ser concluída no primeiro semestre de 2026, estabelece o pagamento de 72 dólares por ação da Avidity, o que corresponde a um prémio de 46% sobre o preço de fecho na bolsa na sexta-feira anterior ao anúncio. A Avidity Biosciences é especializada no desenvolvimento de conjugados de anticorpo-oligonucleotídeo (AOC), uma plataforma tecnológica pioneira que permite a administração direcionada de terapias baseadas em RNA ao tecido muscular, modulando os mecanismos genéticos que causam doenças raras e graves. Vas Narasimhan, diretor-geral da Novartis, afirmou que "a plataforma AOC pioneira da Avidity para terapias baseadas em RNA e seus ativos em fase avançada reforçam o nosso compromisso em fornecer medicamentos inovadores, direcionados e potencialmente pioneiros para tratar doenças neuromusculares progressivas e devastadoras". A aquisição alavanca a experiência já consolidada da Novartis em atrofia muscular espinhal e as suas capacidades de comercialização. O acordo prevê ainda a separação dos programas de cardiologia de precisão em fase inicial da Avidity, que serão integrados numa nova empresa a ser criada. Este movimento estratégico surge numa altura em que as empresas farmacêuticas enfrentam pressão da administração norte-americana para transferir a produção para os EUA, com a Novartis a anunciar em abril um plano de investimento de 23 mil milhões de dólares no país ao longo de cinco anos.



Artigos
6
"A operação de concentração consiste na aquisição pela Mezan [...] do controlo exclusivo da Portugal Telecom Data Center (PT Data Center), atualmente controlada pela Meo, mediante aquisição da totalidade do respetivo capital social", lê-se na informação hoje divulgada pela AdC.

O valor das exportações militares alemãs autorizadas para Kiev até 8 de dezembro foi de 1,14 mil milhões de euros, muito abaixo do total de 8,15 mil milhões de euros para 2024.

Governo vai aplicar um “novo modelo institucional que assegure a continuidade e consolidação" do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi). Gestão da plataforma de registo e cadastro passará para o Instituto dos Registos e do Notariado

Vimos que reintroduziu os pagamentos no final de cada mês, o que traz previsibilidade ao setor. Temos mais alterações previstas para breve? O IFAP é responsável por uma parte muito significativa do financiamento ao sector agroflorestal nacional tendo por isso um papel fundamental para o seu desenvolvimento. O sector para investir precisa de previsibilidade, pelo […]







