Para o Novo Banco, a venda representa "uma oportunidade estratégica, posicionando o novobanco para integrar um dos maiores e mais sólidos grupos financeiros europeus". Mark Bourke, presidente executivo (CEO) do Novo Banco, afirmou que com esta integração o banco "ganha a força e a dimensão de um dos grupos financeiros mais sólidos da Europa". Por sua vez, Nicolas Namias, CEO do Groupe BPCE, destacou que o Novo Banco apresenta "sólidos fundamentos, um forte potencial de crescimento e um elevado nível de rentabilidade", acrescentando que Portugal se tornará o segundo maior mercado retalhista do grupo. O antigo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerou o desfecho "um caso de sucesso, contra ventos e marés", que evitou o contágio no sistema financeiro e garantiu a continuidade do crédito à economia.
Grupo francês BPCE adquire Novo Banco por 6,4 mil milhões de euros, concluindo processo de reestruturação
O grupo bancário francês BPCE chegou a acordo com o fundo norte-americano Lone Star para a aquisição do Novo Banco, numa operação que avalia 100% do capital da instituição em 6,4 mil milhões de euros. A transação, descrita como a maior aquisição transnacional na zona euro em mais de uma década, marca o fim de um longo e complexo processo de reestruturação do banco criado em 2014 após a resolução do Banco Espírito Santo (BES). A conclusão do negócio está prevista para o primeiro semestre de 2026. O BPCE está também em negociações com o Estado Português e o Fundo de Resolução para adquirir as suas participações de 11,5% e 13,5%, respetivamente, em condições idênticas às acordadas com a Lone Star. A cerimónia de assinatura dos acordos de adesão do Estado e do Fundo de Resolução ao contrato de venda foi agendada para 29 de outubro, no Ministério das Finanças.


Artigos
2
"A operação de concentração consiste na aquisição pela Mezan [...] do controlo exclusivo da Portugal Telecom Data Center (PT Data Center), atualmente controlada pela Meo, mediante aquisição da totalidade do respetivo capital social", lê-se na informação hoje divulgada pela AdC.

O valor das exportações militares alemãs autorizadas para Kiev até 8 de dezembro foi de 1,14 mil milhões de euros, muito abaixo do total de 8,15 mil milhões de euros para 2024.

Governo vai aplicar um “novo modelo institucional que assegure a continuidade e consolidação" do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi). Gestão da plataforma de registo e cadastro passará para o Instituto dos Registos e do Notariado

Vimos que reintroduziu os pagamentos no final de cada mês, o que traz previsibilidade ao setor. Temos mais alterações previstas para breve? O IFAP é responsável por uma parte muito significativa do financiamento ao sector agroflorestal nacional tendo por isso um papel fundamental para o seu desenvolvimento. O sector para investir precisa de previsibilidade, pelo […]







