A operação será concretizada pela IIP Amaxi, uma sociedade de investimento controlada indiretamente pelo grupo australiano First Sentier Group, que pertence ao banco japonês Mitsubishi UFJ.
A AdC deliberou não se opor à concentração, considerando que a mesma "não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional".
As empresas adquiridas, DIF 4 e Fados II, controlam a Auto-Estradas Norte Litoral (AENL) e a Autoestradas do Algarve (AAVI).
Com esta aquisição, o First Sentier Group reforça significativamente a sua presença no setor das infraestruturas em Portugal.
O grupo já detém o controlo exclusivo da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), que explora as concessões da A41, A32 e A43, bem como de outras empresas no setor energético, como o Grupo Finerge. A operação representa, assim, uma consolidação do portefólio do investidor australiano no mercado português de concessões rodoviárias, passando a controlar um conjunto alargado de importantes vias no Norte e Sul do país. A notificação da operação à AdC ocorreu a 26 de setembro, tendo sido divulgada publicamente a 3 de outubro, culminando agora com a aprovação do regulador.














