Esta decisão representa uma mudança significativa na estratégia da gigante do café para enfrentar a crescente concorrência e acelerar a expansão no seu segundo maior mercado global.

A multinacional norte-americana manterá uma participação de 40% na nova entidade, bem como a propriedade e o licenciamento da marca.

A parceria visa alavancar o “profundo conhecimento e a experiência local” da Boyu Capital para impulsionar o crescimento, especialmente em cidades de menor dimensão e novas regiões da China.

Nos últimos anos, a Starbucks tem enfrentado dificuldades no mercado chinês, com a ascensão de startups locais de baixo custo e rápido crescimento, como a Luckin Coffee, o que resultou numa queda nas vendas das suas lojas.

Brian Niccol, presidente e CEO da Starbucks, afirmou que a Boyu partilha o compromisso da empresa em proporcionar uma ótima experiência a clientes e funcionários e ajudará a atingir a meta de expansão para 20.000 lojas na China. Por sua vez, Alex Wong, sócio da Boyu Capital, destacou a “crença na força duradoura da marca” e a oportunidade de trazer mais inovação.

A sede da nova empresa permanecerá em Xangai e a conclusão do acordo está prevista para os primeiros meses de 2026, sujeita a aprovações regulatórias.