A seguradora argumenta ainda que, por se tratar de uma participação minoritária e ilíquida, deveria ser aplicado um desconto. A determinação final do preço será feita por uma perícia colegial nomeada pelo tribunal, tornando este negócio um caso de estudo sobre a avaliação de empresas e os direitos dos acionistas minoritários em grandes transações corporativas.
Fidelidade vende 40% da Luz Saúde ao grupo australiano Macquarie
A Fidelidade acordou a venda de uma participação estratégica de 40% na Luz Saúde ao grupo australiano Macquarie, numa transação que avalia o grupo de saúde privado em 1,1 mil milhões de euros (Enterprise Value). Este negócio, que envolve um pagamento de 310 milhões de euros pela Macquarie, mantém a Fidelidade como acionista maioritária, mas desencadeou uma complexa batalha judicial por parte de uma acionista minoritária. A transação, que aguarda aprovações regulatórias, levou a acionista Ana Cristina Meireles, detentora de 900 ações, a exercer o seu direito de alienação potestativa, previsto no artigo 490º do Código das Sociedades Comerciais, que obriga um acionista que ultrapassa 90% do capital a comprar as participações dos minoritários que o solicitem. A acionista pediu em tribunal que o valor das suas ações fosse fixado em 1.000 euros cada, o que avaliaria a empresa em mil milhões de euros. Em resposta, a Fidelidade contestou o valor, apresentando avaliações baseadas em múltiplos de mercado que colocam o valor por ação entre 7,51 e 9,32 euros, resultando numa avaliação total (Equity Value) entre 717,5 milhões e 890,2 milhões de euros.



Artigos
3

TANB, TANL, TAE e TAEL não são iguais. Conheça as diferenças entre taxas brutas, líquidas e efetivas antes de tomar decisões. O conteúdo TANB, TANL, TAE e TAEL: O que significam estas taxas? aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A Administração do Porto de Leixões, em Matosinhos, apelou hoje às empresas que levantem os contentores que já tem autorização de saída, depois de os constrangimentos causados pelo novo sistema aduaneiro terem levado à lotação daquela infraestrutura.

As perspectivas de emprego na Alemanha para o próximo ano continuam sombrias, particularmente na indústria, um pilar da economia que o governo de Friedrich Merz procura revitalizar, segundo uma sondagem do Instituto IW, com sede em Colónia. Apenas nove associações industriais apontam para um crescimento do emprego no próximo ano, 22 esperam cortes de postos de trabalho em comparação com este ano, e 15 admitem uma estagnação, revelou o inquérito divulgado hoje. O balanço geral para 2026 é negati






