O contexto da transação é marcado pela recente sucessão na família Balsemão, com os cinco herdeiros de Francisco Pinto Balsemão a dividirem a participação na holding de controlo e a celebrarem um acordo parassocial para coordenar a sua estratégia. Embora a MFE entre como acionista minoritária, com a família Balsemão a manter o controlo, a operação é vista como um primeiro passo para uma eventual tomada de controlo a prazo, alinhada com a estratégia de consolidação da MFE no mercado europeu.
Grupo italiano MFE negoceia aquisição de participação minoritária na Impresa
O grupo de media português Impresa confirmou estar em negociações avançadas com o conglomerado italiano MFE-MediaForEurope, da família Berlusconi, para a entrada deste no seu capital social. A operação, que poderá reconfigurar o panorama dos media em Portugal, prevê a subscrição de uma participação minoritária de até 33% através de um aumento de capital. A potencial transação representa um movimento estratégico significativo para ambas as partes, inserindo-se na ambição da MFE de construir um gigante pan-europeu de media, após expansões em Espanha e na Alemanha. Para a Impresa, dona da SIC e do Expresso, a entrada de um parceiro internacional poderá injetar capital e abrir novas vias de crescimento. As negociações preveem uma injeção de capital entre 15 e 30 milhões de euros. Uma condição crucial para o avanço do negócio é a confirmação, por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), de que a operação não obriga ao lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA). A CMVM chegou a suspender a negociação das ações da Impresa enquanto aguardava a divulgação de informação relevante, levantando a suspensão após a empresa confirmar as negociações.



Artigos
7
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) manifestou “profunda preocupação e indignação” face ao anúncio das cooperativas associadas da Lactogal de uma redução de três cêntimos por litro no preço pago ao produtor, a partir de 1 de janeiro.

Em entrevista à Revista Business Portugal, Inês Mendes da Silva, Fundadora e CEO da Notable., revela a visão estratégica e a abordagem criativa (...)

O risco de pobreza em Portugal desceu em 2024 para o valor mais baixo dos últimos 20 anos, mas 1,7 milhões de pessoas continuam a viver abaixo do limiar de pobreza, 300 mil das quais são crianças.

Os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registaram um movimento de 325.807 passageiros em novembro, mais 12,4% em termos homólogos, com o tráfego internacional a ter a maior subida, divulgou hoje a Agência de Aviação Civil.







