A empresa considera este passo “relevante” para criar as condições necessárias ao desenvolvimento sustentado das suas atividades, nomeadamente nas áreas de construção e promoção imobiliária.
Teixeira Duarte conclui refinanciamento e abate dívida com entrega de ativos à banca
O grupo Teixeira Duarte formalizou um passo crucial no seu acordo de refinanciamento com o BCP, a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco, liquidando 78,3 milhões de euros de dívida através da entrega de ações de cinco sociedades imobiliárias. A operação, que faz parte de um plano mais vasto de reestruturação financeira, permite à construtora reforçar a sua estabilidade e focar-se no desenvolvimento das suas atividades. Esta transação estava prevista no acordo de refinanciamento de 654,4 milhões de euros, celebrado em março de 2025, que abrangeu 95% do passivo bancário do grupo. A concretização desta etapa envolveu a conversão de cinco sociedades comerciais em sociedades de investimento coletivo imobiliário, cujas ações foram entregues aos três bancos credores. Com esta operação, a dívida bruta do grupo aos bancos foi reduzida de 654,4 milhões para 576,1 milhões de euros, consolidando a trajetória de redução do passivo que a empresa tem vindo a seguir desde 2010. Embora a transação gere uma perda contabilística de 2,7 milhões de euros, a Teixeira Duarte antecipa um impacto positivo de cerca de 35 milhões de euros nas suas contas. Este ganho resulta da valorização do interesse que o grupo mantém nas referidas sociedades, permitindo que as contas passem a refletir periodicamente o desempenho de importantes empreendimentos imobiliários como “Vila Rio” e “Quinta de Cravel”.



Artigos
4
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) manifestou “profunda preocupação e indignação” face ao anúncio das cooperativas associadas da Lactogal de uma redução de três cêntimos por litro no preço pago ao produtor, a partir de 1 de janeiro.

Em entrevista à Revista Business Portugal, Inês Mendes da Silva, Fundadora e CEO da Notable., revela a visão estratégica e a abordagem criativa (...)

O risco de pobreza em Portugal desceu em 2024 para o valor mais baixo dos últimos 20 anos, mas 1,7 milhões de pessoas continuam a viver abaixo do limiar de pobreza, 300 mil das quais são crianças.

Os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registaram um movimento de 325.807 passageiros em novembro, mais 12,4% em termos homólogos, com o tráfego internacional a ter a maior subida, divulgou hoje a Agência de Aviação Civil.







