A Macquarie Asset Management iniciou o processo de venda da Empark, a empresa líder na gestão de parques de estacionamento na Península Ibérica, que em Portugal opera sob a marca Telpark. A operação, que poderá atingir os 2 mil milhões de dólares, já atraiu o interesse de grandes fundos de *private equity* especializados em infraestruturas. O fundo australiano Macquarie, que adquiriu a Empark à Ferrovial em 2017 por cerca de mil milhões de euros, distribuiu a informação da empresa a potenciais compradores, com o objetivo de receber propostas não vinculativas antes do Natal.
A venda formal, assessorada pelo JPMorgan e pela Greenhill, deverá ser concluída durante o primeiro semestre de 2026.
Entre os interessados na aquisição estão os fundos internacionais EQT, KKR, Partners Group e Stonepeak, todos especializados em investimentos em infraestruturas.
A Empark gere uma carteira de mais de 300 parques de estacionamento em Portugal, Espanha e Turquia, posicionando-se como um ativo atrativo no mercado de infraestruturas.
A corrida pela empresa promete ser competitiva, envolvendo alguns dos maiores nomes do investimento em *private equity* a nível global.
Em resumoA operadora de parques de estacionamento ibérica Empark (Telpark) está à venda pelo seu proprietário, o fundo australiano Macquarie. A transação, avaliada em cerca de 2 mil milhões de dólares, despertou o interesse de gigantes do *private equity* como EQT, KKR, Partners Group e Stonepeak, sinalizando um negócio de grande dimensão no setor de infraestruturas.