A Lufthansa também já tinha manifestado publicamente o seu interesse na companhia aérea portuguesa.
O presidente executivo (CEO) da Air France-KLM, Benjamin Smith, confirmou que o grupo irá formalizar a sua manifestação de interesse na compra da TAP até ao final de novembro. Durante a apresentação de resultados, Smith afirmou: “Apresentaremos a nossa carta formal de manifestação de interesse no final deste mês”.
No entanto, ressalvou que “ainda não aconteceu até hoje” qualquer contacto com o Governo português e que é “muito cedo” para avaliar o processo de venda.
Por sua vez, a IAG, que detém a Iberia e a British Airways, também se mantém no horizonte da privatização. O seu CEO, Luis Gallego, afirmou que o grupo está focado em “criar valor a longo prazo” e que as fusões e aquisições fazem parte da sua estratégia, assegurando que existe liquidez para avançar com operações, embora sem confirmar diretamente uma proposta pela TAP.
A companhia considera-se a melhor compradora para a transportadora portuguesa.
O prazo para os interessados submeterem a declaração de manifestação de interesse junto da Parpública termina a 22 de novembro. A corrida pela TAP promete ser um dos processos de M&A mais disputados no setor da aviação europeia.












