Savannah Resources avança com aumento de capital para financiar expansão em Boticas
A Savannah Resources, empresa que promove o projeto da mina de lítio do Barroso em Boticas, anunciou um aumento de capital de 12 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de euros). O financiamento destina-se a adquirir uma nova concessão mineira adjacente, denominada “Aldeia”, e a progredir com os trabalhos do projeto para manter o objetivo de iniciar a produção em 2028. A operação de financiamento foi bem-sucedida, com a procura a superar a oferta, o que, segundo o administrador financeiro Henrique Freire, demonstra o interesse crescente de novos investidores no projeto. A empresa destacou a forte participação de investidores portugueses, que agora representam 27% da estrutura acionista da mineira britânica. Este aumento de capital segue-se a uma ronda de financiamento de 6,5 milhões de dólares em julho, que também revelou um “grande interesse de investidores portugueses”. O novo capital será utilizado para trabalhos de engenharia de detalhe, identificação de equipamentos com longos prazos de entrega e preparação para as negociações de financiamento com bancos. A aquisição da concessão Aldeia é estratégica, pois a área já possui um recurso identificado de 3,5 milhões de toneladas de espodumena de lítio e localiza-se a menos de 2 km da unidade de processamento proposta, oferecendo potencial para reforçar os recursos totais do projeto. A Savannah pretende incluir este novo recurso no Estudo de Viabilidade Definitivo, a ser concluído no primeiro semestre de 2026.


Artigos
2
Os preços da habitação registaram novas correções ao longo de 2025, com 15 municípios portugueses a apresentarem descidas anuais significativas, em alguns casos superiores a 15%.

Mais de três milhões de propriedades já estão referenciadas por 158 municípios que recorreram ao Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma nacional de registo e cadastro do território, segundo a contabilização do Governo.

Os sindicatos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, ex-Groundforce, desconvocaram a greve marcada para os dias 31 e 1, após a assinatura de acordos com os accionistas da empresa, validados pelo Governo. The post Greve na SPdH/Menzies desconvocada first appeared on Transportes & Negócios.

A dona da SIC e do Expresso prevê que as receitas se mantenham relativamente estáveis e apresentem uma taxa média de crescimento anual de 0,5%, até 2028, atingindo os 182,1 milhões de euros e um resultado operacional (EBITDA) de 24,3 milhões de euros.





