A Ó Capital, holding liderada por Sara do Ó, a Akitsu, liderada por Angela Lucas, e a AYRNeutral, representada por Vladimiro Feliz, são as novas entidades que passam a integrar a estrutura acionista da Systemic.

Esta aliança estratégica visa reforçar o posicionamento da consultora, combinando a sua experiência em consultoria estratégica com a inovação tecnológica e o conhecimento financeiro dos novos parceiros.

A Ó Capital foca-se na criação de valor sustentável, a Akitsu contribui com especialização em carbono e investimento responsável, e a AYRNeutral, uma spin-off do CEiiA, traz uma plataforma tecnológica que valoriza as emissões de CO₂ evitadas.

Sofia Santos, CEO da Systemic, defende que "a entrada destes sócios evidencia que o tema da sustentabilidade e dos riscos ESG é fundamental para a competitividade das empresas e dos países".

Criada em 2013, a Systemic tem registado um crescimento médio anual de 100% nos últimos seis anos, trabalhando com empresas e instituições em Portugal e em mercados africanos como Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Os novos parceiros partilham a visão de acelerar a transição para uma economia mais responsável.

Sara do Ó destacou que o objetivo é "ajudar a transformar o tecido empresarial português, em especial as PME", enquanto Vladimiro Feliz reforçou a crença "numa nova economia onde se valoriza o que não polui".