Jerónimo Martins investe 13,5 milhões de euros na produtora norueguesa de bacalhau Norcod
O grupo Jerónimo Martins, através da sua subsidiária Jerónimo Martins Agro-Alimentar, vai investir cerca de 13,5 milhões de euros (157 milhões de coroas norueguesas) na produtora norueguesa de bacalhau de aquacultura Norcod. A operação garantirá ao grupo português uma participação de 18,06% no capital da empresa, tornando-se o seu segundo maior acionista. O investimento será concretizado através de um aumento de capital da Norcod, a ser totalmente subscrito pela Jerónimo Martins Agro-Alimentar, com um preço de 12,375 coroas norueguesas por ação. A operação, que ainda necessita de aprovação numa assembleia-geral extraordinária da Norcod agendada para 26 de novembro, é vista pela empresa norueguesa como “um marco importante” que irá “acelerar significativamente a trajetória de crescimento da empresa”. A administração da Norcod destacou que a entrada da Jerónimo Martins reforça a sua base de acionistas e estabelece as fundações para uma potencial “parceria estratégica de longo prazo com um dos grupos de retalho alimentar mais respeitados e bem-sucedidos da Europa”. Como parte do acordo, António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, será proposto como novo membro do conselho de administração da Norcod. Christian Riber, CEO da Norcod, expressou satisfação com a parceria, afirmando que “a reputação, a dimensão e a experiência do seu grupo no setor alimentar, aliadas a um profundo compromisso com a sustentabilidade, fazem dele um parceiro excecional para nós”. Esta parceria permitirá à Norcod beneficiar da vasta rede de distribuição internacional do grupo português, que opera insígnias como o Pingo Doce em Portugal, a Biedronka na Polónia e a Ara na Colômbia.



Artigos
4
Investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, deram um passo importante rumo a uma produção alimentar mais sustentável, ao identificar um mecanismo biológico que poderá permitir reduzir a dependência da agricultura por fertilizantes artificiais.

Saiba o que procurar na ficha informativa de um PPR e como o prospeto ajuda a comparar produtos, entender custos e tomar melhores decisões. O conteúdo Como ler o prospeto e a ficha informativa de um PPR aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A empresa de comércio e exploração de pedras do empresário Ricardo Filipe, suspeita de oferecer vantagens ao ex-presidente da Junta de Fátima, Humberto Silva, como bilhetes VIP para jogos de futebol, começou a entrar em colapso e teve de negociar com os credores para viabilizar um plano de recuperação. Curiosamente um dos credores é o clube de futebol Sporting. Sem este processo de revitalização, que vai durar 12 anos, a empresa fechava.

O Instituto Politécnico de Santarém acolheu, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2025, um novo Encontro Transnacional do projecto europeu TAGIF – Transnational Apprenticeship for Green and Inclusive Futures.






