Avelino Gaspar, presidente e fundador do Grupo Lusiaves, destacou a importância da integração, afirmando que esta “reforça a nossa presença em Madrid e aumenta a capacidade de resposta às exigências do mercado espanhol”. O líder do grupo sublinhou ainda que a aquisição demonstra “a dinâmica e evolução do Grupo Oblanca, uma prova da solidez desta parceria com o Grupo Lusiaves e da ambição de crescimento que juntos estamos a concretizar”. Fundado em 1986, o Grupo Lusiaves opera num modelo de integração vertical que controla toda a cadeia de produção e emprega mais de 5.000 pessoas em Portugal.
Grupo Lusiaves reforça presença em Espanha com a aquisição da Avícola Segoviana
O Grupo Lusiaves, líder do setor avícola português, adquiriu 100% da empresa de distribuição alimentar Avícola Segoviana, sediada em Madrid. A operação foi realizada através da sua participada maioritária em Espanha, o grupo Oblanca, consolidando a estratégia de crescimento ibérico da empresa de Leiria. A Avícola Segoviana é uma empresa com 40 anos de experiência, focada na distribuição de produtos de aves, tanto frescos como transformados. Emprega mais de 60 colaboradores e regista um volume de negócios anual de 9,5 milhões de euros. O valor da aquisição não foi revelado, mas o movimento é visto como um passo estratégico para garantir maior estabilidade e “elevar a proposta de valor” no competitivo mercado espanhol.



Artigos
3
Investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, deram um passo importante rumo a uma produção alimentar mais sustentável, ao identificar um mecanismo biológico que poderá permitir reduzir a dependência da agricultura por fertilizantes artificiais.

Saiba o que procurar na ficha informativa de um PPR e como o prospeto ajuda a comparar produtos, entender custos e tomar melhores decisões. O conteúdo Como ler o prospeto e a ficha informativa de um PPR aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A empresa de comércio e exploração de pedras do empresário Ricardo Filipe, suspeita de oferecer vantagens ao ex-presidente da Junta de Fátima, Humberto Silva, como bilhetes VIP para jogos de futebol, começou a entrar em colapso e teve de negociar com os credores para viabilizar um plano de recuperação. Curiosamente um dos credores é o clube de futebol Sporting. Sem este processo de revitalização, que vai durar 12 anos, a empresa fechava.

O Instituto Politécnico de Santarém acolheu, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2025, um novo Encontro Transnacional do projecto europeu TAGIF – Transnational Apprenticeship for Green and Inclusive Futures.






