A operação foi assessorada pela KPMG nos assuntos financeiros e fiscais e pela VdA nos aspetos jurídicos, evidenciando o interesse crescente de fundos de investimento em empresas portuguesas alinhadas com a transição energética.
Fundo Horizon adquire empresa de aquecimento sustentável Energie Est
O fundo de 'private equity' Horizon Growth Fund I, gerido pela Horizon Equity Partners, adquiriu 100% da Energie Est, uma empresa portuguesa especializada em soluções de aquecimento sustentáveis. A operação, avaliada entre 20 e 25 milhões de euros, visa apoiar a expansão da empresa na Península Ibérica e noutros mercados europeus, reforçando a sua aposta em tecnologias de energia limpa. Este é o quarto investimento do Horizon Growth Fund I, um fundo com 82 milhões de euros de capital subscrito que se dedica a investir em empresas de média dimensão em Portugal. A Energie Est, fundada em 1981 e sediada na Póvoa de Varzim, é detentora da patente de sistemas solares termodinâmicos e fabricante de bombas de calor, estando presente em mais de 30 países. Em 2024, a empresa registou um volume de negócios de 14,2 milhões de euros e um EBITDA ajustado de 3,6 milhões, empregando 59 pessoas. O investimento da Horizon tem como objetivo impulsionar o crescimento contínuo da Energie Est, fortalecendo a sua capacidade de investigação, desenvolvimento e inovação para responder à crescente procura por tecnologias de descarbonização. A administração executiva da empresa será mantida, sendo composta por quadros que já faziam parte da organização.


Artigos
2
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






