Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, classificou a parceria como “uma ótima notícia para todos nós”, justificando a necessidade de um parceiro acionista estrutural para “continuar a crescer” e fazer face a uma “concorrência cada vez mais global”. A escolha da MFE, segundo Balsemão, deveu-se à partilha da “mesma visão para o futuro da comunicação social”, à sua robustez financeira e ao facto de ser um grupo focado no setor dos media, com ambições de crescimento pan-europeu. A notícia foi bem recebida pelo mercado, com as ações da Impresa a registarem subidas significativas, chegando a disparar mais de 7% no dia seguinte ao anúncio. A operação permitirá à Impresa consolidar a sua posição no mercado português e desenvolver sinergias, nomeadamente na expansão da atividade digital e no desenvolvimento de novas áreas de negócio, mantendo, segundo o CEO, os valores de “liberdade de expressão e a independência editorial” deixados como legado pelo fundador, Francisco Pinto Balsemão.
Parceria Estratégica: MFE Adquire Posição Relevante no Grupo Impresa
O grupo de media português Impresa, detentor da SIC e do Expresso, anunciou um acordo de investimento estratégico com a gigante italiana MFE – MediaForEurope. A operação, que assegura a entrada de um parceiro internacional de peso, visa fortalecer a posição da Impresa num mercado de media em profunda transformação, marcado pela crescente concorrência das plataformas globais. O acordo prevê que a MFE, controlada pela família Berlusconi, subscreva um aumento de capital de 17,325 milhões de euros, passando a deter 32,934% do capital social da Impresa. A família Balsemão, através da holding Impreger, manterá o controlo do grupo com uma participação de 33,738%, conforme estipulado num acordo parassocial que garante a continuidade da sua liderança estratégica. A concretização do negócio está, contudo, dependente de várias condições, incluindo autorizações regulatórias, a confirmação por parte dos bancos credores de que o acordo não aciona cláusulas de vencimento antecipado de financiamentos e a aprovação do aumento de capital em assembleia-geral.



Artigos
13
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






