O Abanca finalizou o processo de integração do EuroBic, mais de um ano após a assinatura do acordo de compra. A operação, concluída durante o fim de semana, incluiu a migração tecnológica, a integração jurídica e a alteração da marca em todas as agências e ATMs, que agora operam sob a insígnia Abanca. Este movimento representa a integração de maior escala entre as dez que o banco espanhol realizou na última década, reforçando a sua presença em Portugal, um mercado considerado estratégico. Com a integração, o Abanca passa a gerir em Portugal um volume de negócios superior a 20,6 mil milhões de euros, distribuídos por 8,76 mil milhões em crédito, 9,16 mil milhões em depósitos e 2,72 mil milhões em recursos fora de balanço. A rede comercial passa a contar com 230 pontos de contacto.
A atividade do grupo em Portugal será agora exercida exclusivamente pela entidade ABANCA Portugal, S.A., cuja Comissão Executiva será presidida por Pedro Pimenta, anterior responsável pela sucursal portuguesa.
Os antigos clientes do EuroBic já utilizam a nova plataforma tecnológica do Abanca, que lhes dá acesso a um portefólio mais diversificado de produtos e serviços, incluindo capacidades digitais reforçadas como o assistente de inteligência artificial generativa SOFia. O banco considera que a operação é complementar e permite ampliar o potencial de crescimento em áreas como seguros e meios de pagamento, alinhada com a sua estratégia de crescimento orgânico e por aquisições.
Em resumoO Abanca concluiu com sucesso a integração total do EuroBic, unificando a marca, tecnologia e estrutura jurídica. A operação consolida o Abanca como a sétima entidade bancária em Portugal, com um volume de negócios superior a 20 mil milhões de euros, e reforça a sua aposta estratégica no mercado ibérico.