A estratégia de crescimento do Grupo Miranza em Portugal visa a criação de um “polo de oftalmologia de excelência no norte do país”. A primeira aquisição, a Clínica Oftalmológica das Antas (agora Miranza Coantas) no Porto, ocorreu em maio de 2025.

A mais recente foi a da Oftalmocenter, o único centro monográfico de oftalmologia em Guimarães, fundado por Luís Manuel Rodrigo Gonçalves e que conta com uma equipa de seis oftalmologistas e três optometristas.

A integração das duas clínicas permitirá ao grupo ampliar o portefólio de serviços e melhorar o acesso dos pacientes a tratamentos avançados.

A colaboração em rede é um pilar desta estratégia, com a Miranza a planear encaminhar intervenções cirúrgicas e procedimentos complexos da clínica de Guimarães para a unidade do Porto, que dispõe de “blocos operatórios com tecnologia de última geração”.

A empresa espanhola destaca que esta sinergia irá “potenciar a eficiência operacional do Grupo no norte e na área metropolitana do Porto”.

A expansão da Miranza reflete uma tendência de consolidação no setor da saúde, com grandes grupos a procurarem criar redes especializadas para otimizar recursos e oferecer um leque mais vasto de serviços aos seus pacientes.