Esta é a segunda grande operação da Asterion no setor, após a venda da Nabiax em Espanha, uma plataforma desenvolvida em parceria com a Telefónica.
Asterion compra centro de dados da Altice na Covilhã por 120 milhões de euros
A empresa de investimento em infraestruturas Asterion Industrial Partners anunciou a aquisição do centro de dados da Altice Portugal na Covilhã, numa transação avaliada em 120 milhões de euros. A operação marca a entrada da Asterion no mercado português de centros de dados e inclui um contrato de longo prazo que mantém a Altice (Meo) como cliente âncora. O Covilhã Data Center Campus possui atualmente 6,8 MW de capacidade instalada, mas detém um potencial de expansão considerável. O design modular do centro permite adicionar até 75 MW, com a possibilidade de atingir um total de aproximadamente 175 MW em terrenos adjacentes que já possuem fornecimento elétrico garantido. Esta capacidade de expansão posiciona o centro para servir não só o mercado português, mas também operadores europeus na área da inteligência artificial, que necessitam de infraestruturas de computação de alto desempenho. A Asterion destacou as vantagens do mercado português, incluindo “preços de energia competitivos, uma conectividade terrestre robusta e um ambiente regulatório favorável”. A Altice Portugal (Meo) confirmou que celebrará “um contrato de prestação de serviços de longo prazo com a PT Data Center, como cliente âncora da empresa”, garantindo continuidade e visibilidade para ambas as partes. A conclusão da operação está prevista para o primeiro trimestre de 2026, sujeita às aprovações regulamentares.


Artigos
2
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






