O grupo Sonae reestruturou a sua aposta no setor de produtos para animais de estimação através da aquisição da ZU pela Musti, empresa nórdica participada pela Sonae. A operação concentra toda a atividade de "pet care" numa única unidade de negócio, visando sinergias e reforçando a posição do grupo a nível europeu. A Musti, líder no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação nos países nórdicos e bálticos, adquiriu a ZU à MC, a divisão de retalho da Sonae. Com esta integração, a Sonae passa a deter a sua atividade neste segmento concentrada numa única plataforma, o que, segundo o grupo, se enquadra na sua estratégia de criação de valor e aproveitamento de sinergias. A nova entidade consolidada gera vendas agregadas de aproximadamente 470 milhões de euros e conta com uma rede de mais de 480 lojas e clínicas veterinárias em sete países, servindo mais de 2 milhões de clientes.
A ZU, que possui 65 lojas em Portugal, das quais 24 com clínicas veterinárias integradas, continuará a operar sob a mesma insígnia e manterá os benefícios para os clientes, incluindo a ligação ao ecossistema do Cartão Continente.
João Dolores, CFO da Sonae, afirmou que a concentração na Musti “reforça a posição do Grupo neste mercado, proporcionando claras sinergias e benefícios de escala”, acrescentando que a MC potenciou o desenvolvimento da ZU, que agora inicia “um novo ciclo de crescimento, alavancado na experiência da Musti”. A operação posiciona o grupo para beneficiar da experiência e inovação da Musti, integrando progressivamente os seus produtos e serviços diferenciados no mercado português.
Em resumoA aquisição da ZU pela Musti, participada da Sonae, consolida as operações de "pet care" do grupo numa única entidade com vendas agregadas de 470 milhões de euros. A operação visa alavancar sinergias e a experiência da Musti para um novo ciclo de crescimento da ZU, que manterá a sua marca e a ligação ao ecossistema do Cartão Continente em Portugal.