O acordo prevê a criação de uma nova empresa que será participada em partes iguais (50/50) pelas estruturas acionistas de ambos os grupos.
Esta fusão estratégica junta duas das mais emblemáticas empresas do setor, com o objetivo de criar uma entidade mais robusta e competitiva. A nova empresa consolidará uma faturação de 290 milhões de euros e empregará um total de 440 pessoas, combinando a capacidade produtiva das nove fábricas da Cerealis com as quatro unidades industriais da Ceres. Segundo Pedro Moreira da Silva, CEO da Cerealis, a fusão resultará “numa nova empresa participada em partes iguais pelas estruturas acionistas dos respetivos grupos”, indicando um modelo de governação partilhada.
Este movimento de consolidação visa otimizar operações, gerar sinergias e fortalecer a posição no mercado nacional, num setor tradicional mas essencial para a economia. A união de duas marcas com forte implantação e história em Portugal, como a Nacional e a Amparo, cria um ator com uma escala significativa, capaz de enfrentar os desafios do mercado e de potenciar o crescimento futuro no setor das moagens e produtos derivados.













