A Farminveste, holding da Associação Nacional de Farmácias (ANF), vendeu a sua participação de 27% na José de Mello – Residências e Serviços à José de Mello Capital. A operação, no valor de 4,4 milhões de euros, insere-se num processo mais vasto de reorganização societária e financeira do grupo Farminveste. A alienação da participação na empresa de residências foi realizada pelo preço de 4,42 milhões de euros, pagos a pronto. Esta transação faz parte de uma reestruturação mais ampla que incluiu também a celebração de acordos com o Banco Montepio para o refinanciamento da dívida financeira da sua participada Farminveste – Investimentos, Participações e Gestão (Farminveste IPG). Os novos contratos de financiamento totalizam 46,5 milhões de euros, divididos num mútuo de longo prazo de 35 milhões e num programa de papel comercial de 11,5 milhões.
Segundo a empresa, este refinanciamento permitirá “amortizar integralmente as dívidas bancárias abrangidas pelo Acordo-Quadro celebrado em 2021” com os principais bancos credores, bem como “libertar a totalidade das garantias associadas a esses financiamentos”.
A única garantia associada aos novos financiamentos são ações representativas de 15% do capital social da CUF. A reorganização incluiu ainda a transmissão de outras participações sociais da Farminveste SGPS para a ANF, num valor global de 5,86 milhões de euros, seguido de um aumento de capital na Farminveste IPG no mesmo montante.
Em resumoInserida numa reorganização financeira, a Farminveste (ANF) vendeu a sua participação de 27% na José de Mello – Residências e Serviços por 4,4 milhões de euros. A operação ocorreu em paralelo com um acordo de refinanciamento da sua dívida de 46,5 milhões de euros com o Banco Montepio.