BP vende participação maioritária na Castrol à gestora de investimentos Stonepeak
A gigante petrolífera BP chegou a acordo para vender uma participação de 65% na sua icónica marca de lubrificantes Castrol à empresa de investimentos americana Stonepeak. A transação, que avalia a Castrol em cerca de 10,1 mil milhões de dólares (aproximadamente 8,6 mil milhões de euros), faz parte de uma estratégia mais ampla de reestruturação e desinvestimento da BP para fortalecer o seu balanço financeiro. O negócio, que deverá ser concluído no final do próximo ano, permitirá à BP manter uma participação de 35% na Castrol através de uma joint venture. A BP planeia utilizar os fundos obtidos para amortizar parte da sua dívida, que no final do último trimestre ascendia a 26,1 mil milhões de dólares. Esta venda é um marco significativo no programa de desinvestimento de 20 mil milhões de dólares da empresa. Carol Howle, CEO interina da BP, afirmou que, com este acordo, mais de metade do programa de desinvestimento foi anunciado ou concluído, e que a receita irá “fortalecer significativamente o balanço patrimonial da BP”. A CEO acrescentou que a venda representa um passo importante na estratégia de reestruturação da empresa, que visa reduzir a complexidade e focar-se nos seus negócios principais e integrados.


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