A aprovação europeia é um sinal de confiança na estrutura do negócio, que agora se foca na última etapa regulatória em África para ser finalizado.
OPA da Visabeira à Martifer Recebe Luz Verde da Comissão Europeia
A Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Visabeira sobre a Martifer recebeu luz verde da Comissão Europeia, que considerou que a operação não constitui uma concentração notificável ao abrigo das regras europeias. Este passo decisivo remove um dos principais obstáculos para a conclusão do negócio, que aguarda agora apenas a aprovação da autoridade da concorrência de Moçambique. A OPA, de caráter geral e obrigatório, foi lançada pela Visabeira Indústria SGPS após a celebração de um acordo parassocial com a I’M – SGPS e a Mota-Engil, com o objetivo de reconfigurar a estrutura acionista da Martifer. A decisão de Bruxelas de não considerar a operação uma concentração relevante a nível comunitário simplifica significativamente o processo regulatório, deixando a sua conclusão dependente apenas da análise do mercado moçambicano, onde as empresas também operam. O conselho de administração da Martifer, ao analisar a oferta, não antecipou alterações significativas na estrutura de recursos humanos ou nas relações com os stakeholders, mas recomendou que cada acionista tomasse uma decisão individual alinhada com os seus objetivos. Com este avanço, a Visabeira e a Mota-Engil ficam mais perto de assumir uma posição de controlo conjunto na empresa, enquanto os fundadores, os irmãos Martins, deverão manter uma participação minoritária.



Artigos
4
Associação Automóvel de Portugal contabiliza mais de 320 mil veículos até novembro. Viaturas pesadas com quebra de 14,5% face a igual período do ano passado.

A longa batalha judicial entre a histórica Confeitaria Peixinho, de Aveiro, e a emblemática pastelaria parisiense Ladurée terminou com uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça português (STJ) que está a ser apontada como um dos desfechos mais inesperados de 2025 no âmbito das relações jurídicas e comerciais entre Portugal e França. O caso começou […] O conteúdo Vitória dos ovos moles sobre Ladurée: Um dos casos mais surpreendentes de 2025 aparece primeiro em BOM DIA.

São matérias-primas essenciais para a economia, para a energia e para a segurança e defesa. As chamadas «terras raras» e as «matérias críticas» são disputadas pelos grandes poderes mundiais, em busca de vantagens competitivas na arena tecnológica que fornece diversas áreas económicas. Os convidados deste programa são António Costa Silva, antigo ministro da Economia, e […] O conteúdo Podcast: Terras raras: uma outra ‘guerra’? aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Porque reduzir Portugal a um destino é esquecer uma parte essencial da sua economia: a que produz e exporta.





