Segundo a gestora, a venda contribui para o objetivo de reduzir a complexidade da empresa, concentrando o foco nos seus negócios principais e acelerando a execução do seu plano estratégico. Este negócio representa mais de metade do programa de desinvestimento de 20 mil milhões de dólares anunciado pela BP, demonstrando um esforço claro para otimizar o seu portfólio de ativos e reforçar a sua solidez financeira num setor em profunda transformação.
BP Vende Participação Maioritária na Castrol à Stonepeak por Mais de 10 Mil Milhões de Dólares
A gigante petrolífera BP acordou a venda de uma participação maioritária de 65% na sua icónica marca de lubrificantes Castrol à empresa de investimentos americana Stonepeak. O negócio, que avalia a Castrol em 10,1 mil milhões de dólares (cerca de 8,6 mil milhões de euros), incluindo dívidas, faz parte da estratégia de reestruturação e desinvestimento da BP para fortalecer o seu balanço financeiro. A transação, que deverá ser concluída no final do próximo ano, permitirá à BP manter uma participação de 35% na Castrol através de uma joint venture. Os fundos obtidos com a venda serão utilizados para amortizar parte da dívida da BP, que no final do último trimestre ascendia a 26,1 mil milhões de dólares. A CEO interina da BP, Carol Howle, descreveu a operação como um "marco importante na implementação contínua da nossa estratégia de reestruturação".


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