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Atualidade August 2, 2025

Alunos em Moçambique protestam contra taxas escolares com vandalismo

Alunos da Escola Secundária de Corosse, na cidade de Nampula, Moçambique, destruíram parte do estabelecimento em protesto contra a cobrança de uma taxa para a realização de testes. A administração escolar afirma que a cobrança contraria as diretrizes da direção de educação, que havia instruído as escolas a não aplicarem tais taxas. O protesto foi desencadeado pela imposição de uma taxa de 70 meticais (aproximadamente um euro) para que os estudantes pudessem realizar os testes provinciais, que ocorrem a cada três meses. A reação dos alunos escalou para atos de vandalismo, com a destruição de propriedade escolar.

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Este incidente, embora localizado, revela tensões significativas no sistema educativo moçambicano, particularmente no que diz respeito ao financiamento e acesso à avaliação.

A situação é agravada pelo facto de a cobrança da taxa ter sido, aparentemente, uma decisão unilateral da escola, contrariando instruções diretas da direção de educação provincial, que havia proibido tal prática.

Este descompasso entre as diretrizes centrais e a sua aplicação no terreno levanta questões sobre a autonomia financeira das escolas, a fiscalização por parte das autoridades e a comunicação dentro da estrutura educativa.

A resposta violenta dos estudantes, por sua vez, sugere um elevado nível de frustração perante barreiras económicas que consideram injustas, num contexto em que mesmo pequenas taxas podem representar um obstáculo significativo para as famílias. O episódio evidencia, assim, não só um problema de gestão escolar, mas também as dificuldades económicas que afetam o acesso à educação em Moçambique.

ai briefingEm resumo
O protesto de alunos em Nampula contra a cobrança de uma taxa para a realização de testes culminou na destruição de parte da escola. O incidente revela tensões sobre o acesso à educação e a aparente desobediência da escola às diretrizes superiores, expondo a frustração dos estudantes perante barreiras financeiras.

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